O Alambique
Com uma instalação moderna o alambique da Cachaça Palato se destaca
por uma gama de características positivas que embasam a qualidade obtida em seus produtos.
O nível de satisfação alcançado com o paladar da Cachaça Palato resulta, não só do carinho e dedicação atribuídos a este projeto, mas à aplicação das boas práticas de produção e de gestão.
Com profissionalismo e respeito à fabricação artesanal da cachaça é alto o rigor no acompanhamento da acidez e qualidade do fermento, a cada alambicada.
São adotados processos padronizados e gerados registros em todas as etapas da produção. É o monitoramento dos dados que permite a rastreabilidade e a garantia dos resultados esperados.
A capacitação da mão de obra envolvida, a atenção aos detalhes da produção e o comprometimento da equipe com os propósitos de qualidade e excelência também contribuem para o paladar diferenciado da Cachaça Palato.
O armazenamento em tonéis de inox, Umburana, Bálsamo ou Jequitibá atribui as características sensoriais de aroma, paladar e suavidade inigualáveis.
O atendimento aos requisitos legais não é só uma obrigação, mas um guia para o aprimoramento na elaboração de produtos de qualidade exemplar, motivo de orgulho para todos!
Visão geral do processo produtivo:
1) Caldeira
Acender a caldeira é a primeira atividade dos dias de produção. É o vapor gerado, e monitorado o tempo todo, que permite que a produção flua nos padrões estabelecidos.
2) Colheita
A cana é cultivada na própria Fazenda Serra da Alegria. O corte é manual e diário, conforme o plano de produção. Somente a parte produtiva da cana é transportada para o alambique.
3) Moagem
No início de cada dia de produção todo o volume de cana cortado é moído e seu caldo é direcionado para a área de preparo por tubulação específica.
4) Preparo
Local onde o caldo da cana (“mosto”) passa pela decantação e é direcionado para dornas onde se acompanha o volume, temperatura e brix (15).
5) Fermentação
Etapa onde são monitorados a qualidade do fermento e o processo de fermentação, temperatura e brix, até que seja “zerado”.
6) Destilação
Fase onde se extrai o álcool a partir do monitoramento do volume e temperatura e são separados a “cabeça” e a “calda” aproveitando somente o “coração”.
7) Armazenamento
Em área devidamente aclimatada são mantidos os tonéis onde a cachaça produzida é armazenada e onde lhe são atribuídos o aroma, cor e sabor.
8) Engarrafamento
Área onde as garrafas são higienizadas, envasadas, inspecionadas e embaladas conforme as demandas da área comercial.
9) Comercialização
Os produtos da Cachaça Palato são comercializados unitariamente, em kits de 3 unidades, caixas de 12 (500 e 275 ml) ou caixa de 24 (50 ml).
10) Reaproveitamento
Tanto o bagaço da cana quanto o vinhoto, gerados em função da produção, são aproveitados de forma sustentável em outras atividades na própria Fazenda Serra da Alegria.
Instalações
As instalações da Cachaça Palato atendem a todas as especificações de segurança alimentar a partir da limpeza e higiene constante dos equipamentos e tubulações em inox e das áreas que são devidamente revestidas, ambientadas e iluminadas.
A disponibilização de pontos de vapor e a malha das tubulações em inox associada ao uso inteligente dos registros, em todo o processo, possibilita a otimização dos fluxos da produção e da higienização com garantia de resultados e produtividade.


