O Alambique

Com uma instalação moderna o alambique da Cachaça Palato se destaca
por uma gama de características positivas que embasam a qualidade obtida em seus produtos.

O nível de satisfação alcançado com o paladar da Cachaça Palato resulta, não só do carinho e dedicação atribuídos a este projeto, mas à aplicação das boas práticas de produção e de gestão.

Com profissionalismo e respeito à fabricação artesanal da cachaça é alto o rigor no acompanhamento da acidez e qualidade do fermento, a cada alambicada.

São adotados processos padronizados e gerados registros em todas as etapas da produção. É o monitoramento dos dados que permite a rastreabilidade e a garantia dos resultados esperados.

A capacitação da mão de obra envolvida, a atenção aos detalhes da produção e o comprometimento da equipe com os propósitos de qualidade e excelência também contribuem para o paladar diferenciado da Cachaça Palato.

O armazenamento em tonéis de inox, Umburana, Bálsamo ou Jequitibá atribui as características sensoriais de aroma, paladar e suavidade inigualáveis.

O atendimento aos requisitos legais não é só uma obrigação, mas um guia para o aprimoramento na elaboração de produtos de qualidade exemplar, motivo de orgulho para todos!

Visão geral do processo produtivo:

1) Caldeira

Acender a caldeira é a primeira atividade dos dias de produção. É o vapor gerado, e monitorado o tempo todo, que permite que a produção flua nos padrões estabelecidos.

2) Colheita

A cana é cultivada na própria Fazenda Serra da Alegria. O corte é manual e diário, conforme o plano de produção. Somente a parte produtiva da cana é transportada para o alambique.

3) Moagem

No início de cada dia de produção todo o volume de cana cortado é moído e seu caldo é direcionado para a área de preparo por tubulação específica.

4) Preparo

Local onde o caldo da cana (“mosto”) passa pela decantação e é direcionado para dornas onde se acompanha o volume, temperatura e brix (15).

5) Fermentação

Etapa onde são monitorados a qualidade do fermento e o processo de fermentação, temperatura e brix, até que seja “zerado”.

6) Destilação

Fase onde se extrai o álcool a partir do monitoramento do volume e temperatura e são separados a “cabeça” e a “calda” aproveitando somente o “coração”.

7) Armazenamento

Em área devidamente aclimatada são mantidos os tonéis onde a cachaça produzida é armazenada e onde lhe são atribuídos o aroma, cor e sabor.

8) Engarrafamento

Área onde as garrafas são higienizadas, envasadas, inspecionadas e embaladas conforme as demandas da área comercial.

9) Comercialização

Os produtos da Cachaça Palato são comercializados unitariamente, em kits de 3 unidades, caixas de 12 (500 e 275 ml) ou caixa de 24 (50 ml).

10) Reaproveitamento

Tanto o bagaço da cana quanto o vinhoto, gerados em função da produção, são aproveitados de forma sustentável em outras atividades na própria Fazenda Serra da Alegria.

Instalações

As instalações da Cachaça Palato atendem a todas as especificações de segurança alimentar a partir da limpeza e higiene constante dos equipamentos e tubulações em inox e das áreas que são devidamente revestidas, ambientadas e iluminadas.

A disponibilização de pontos de vapor e a malha das tubulações em inox associada ao uso inteligente dos registros, em todo o processo, possibilita a otimização dos fluxos da produção e da higienização com garantia de resultados e produtividade.

0